sábado, 24 de agosto de 2013


As ferramentas digitais, como ferramenta pedagógica,  podem potenciar as competências metacognitivas e de autorregulação da aprendizagem, o pensamento crítico e a criatividade. No entanto, a  utilização destas em contexto educativo,  por si só não são garante de uma efetiva aprendizagem. Sendo uma de entre muitas  ferramentas não é condição sine qua non para a efetivação de aprendizagens de qualidade. Aliás, qualquer inovação quando é introduzida desencadeia um pico de entusiasmo, o que pode explicar a motivação de professores e alunos para a sua utilização.
Esta convicção surge na sequência do visionamento do filme Letra a Letra  que transpus para a sala de aula. Deste modo, todas as 6 feiras  apresentava um conjunto de palavras  que os alunos deveriam soletrar e cujo grau de dificuldade ia aumentando.
Esta atividade tinha sido um dos caminhos alternativos encontrados para combater o erro. 

1 comentário:

  1. Boa tarde!

    Ora uma opinião que até então não me tinha ocorrido «... qualquer inovação quando é introduzida desencadeia um pico de entusiasmo...». Por vezes esquecemo-nos deste pequeno grande aspeto.

    Boa lembrança!

    SR

    ResponderEliminar